segunda-feira, 30 de novembro de 2009

mulher chorona abrilhentará festa de padroeiro do venha ver com a banda cavaleiros do forró


A Banda mulher chorona da cidade de são miguel RN, Que faz parte da BCM Produçoese MC Producões está confirmada para dia 08 de dezenbro pra abrilhentar a festa de padroeiro da cidade de venha ver rn alem de mulher chorona a festa contará com a banda revelãçao do rio grande do norte cavaleiros do forró banda que teve muito destaque na tv e no mundo forrozeiro


espero que todos se devirtam bastante.

confirmado show de cavaleiros dia 08 de dezenbro de 2009


depois de muitos rumores acabei de ver no site oficial da banda que eles estarão presente na nossa bela cidade abrilhentando ainda mais as festividades de nossa padroeira veja a Agenda de shows da banda


07 Dez
Nazaré da Mata - PE
08 Dez
Venha Ver - RN


11 Dez
Aracaju - SE
12 Dez
Jaicó - PB
13 Dez
Goianinha

entre outras cidades


fonte:site oficial de cavaleiros do forró

cavaleiros do forro em venha ver


segundo internautas venhavense a banda cavaleiros do forro estará presente neste dia 08 de dezembro para encerá as festividades da festa de nossa senhora do perpetuo socorro,mais novidades aqui no blog aguardem.

VENHA-VER – UMA CIDADE PLANEJADA





























fotos:fabio soares







domingo, 29 de novembro de 2009

Município de Venha-Ver/RN inicia decoração natalina


A Prefeitura de Venha-Ver/RN iniciou, na semana passada, a decoração da cidade para o período natalino. Uma equipe formada por artesãos e técnicos da Prefeitura começou a montagem da decoração natalina, que embelezará o município no mês de dezembro.De acordo com a coordenadora da equipe de artesãos que está trabalhando na decoração natalina de Venha-Ver, Eustânia Fernandes, secretária de Finanças, neste ano a cidade terá vários pontos decorados, tais como: a Praça Central, a Entrada da cidade, a Praça de Eventos, como também a montagem do presépio, com figuras em tamanho natural."Começamos a trabalhar nesse projeto de decoração natalina há cerca de três meses. A confecção da decoração já está sendo concluída e a cidade do Venha-Ver se destacará por uma decoração diferenciada, com milhares de luzes multicoloridas. "Ontem à tarde, iniciamos a montagem das árvores de Natal", relatou o prefeito Expedito Salviano.A decoração natalina de Venha-Ver, neste ano, é fruto do Projeto Natal Reciclado, com uma visão arrojada, encantadora e ecologicamente correta. Aliada à decoração, a Prefeitura Municipal de Venha prepara toda uma programação especial para a comemoração das festividades natalinas, envolvendo todas as secretarias, como também todas as pessoas incluídas nos programas sociais.fonte:gazeta do oeste

EIDC DE VENHA VER ENTREGA CERTIFICADOS AOS CONCLUINTES DO CURSO DE COMPUTAÇÃO

A EIDC de venha ver, promove a entrega de 90 certificados de conclusão da primeira etapa do curso básico de informática da cidade de venha ver/RN, o evento acontecerá na sede do Peti, localizada na Rua Sebasteão Hesiquio Fernandes, a cerimonia terá terá inicio as hs: 19:00, quando começará a entrega dos certificados, e apartir das hs:21:00 haverá festa dançante com a participação de Zildson show.
a direção agradece a presenca de todos

sábado, 28 de novembro de 2009

Ministério do esporte divulga relação dos municípios contemplados com o Programa Segundo Tempo


O Ministério do Esporte por meio da Secretária Nacional de Esporte Educacional divulgou no ultimo dia 25 após a análise da terceira fase do processo de seleção a relação dos municípios que foram contemplados com a renovação ou inclusão do Programa Segundo Tempo.
Dentre os municípios da região da tromba do elefante nenhum obteve êxito ficando assim de fora do processo de assinatura de convênio, ou seja, estão eliminados do processo de seleção.
No caso de São Miguel e venha ver o município buscava a renovação do convênio, porém o município foi eliminado na terceira fase. Já Cel. João Pessoa buscava a instalação do Programa pela primeira vez, mais também foi eliminada na terceira fase.

fonte:blog são miguel news

Comeca hoje dia 28 /11 as festividades de N.S Perpetuo Socorro


a partir das 9 da noite de hoje dia 28 de novenbro comecam os novenarios de nossa senhora do perpetuo socorro,com o tema com maria,catequista por excelência,construiremos um reino de paz e justica o novenario vai ter a presenca da banda de musica daniel amorin de lima entre outros convidados alem de barraquinha de lenbrancas e comidas tipicas.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

venha ver sedia concurso de miss e mister


o produtor de moda da cidade do icó joedson,juntamente com o professor e tanbem diretor da escola pedro trajano torres promovem o primeiro concurso de mister e miss venhavense,o concurso acontecerá no dia 12 de novenbro onde elegerá o mister e a miss venhaveense, alen das ilustres presencas de varias marcas de roupas que vão abrilhentar a festa
o conselho tutelar juntamente com a pm vai fazer a vistoria

Edilza é reeleita diretora da escola joão soares de souza

durante toda tarde e a noite de ontem dia 27 de novenbro ocoreram as eleições para diretoria do colégio estadual joão soares de souza,os candidatos foram ericson e edilza as eleiçoes pegaram fogo, alunos estavam euforicos esperando o resultado, por volta das 9 da noite saiu o resultado dando vitoria com 56% para edilza mais ericson vai recorer vamos ver o final dessa historia.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

VEJA ALGUMAS FOTOS DE COMO ESTA A DECORAÇÃO DO NATAL DA CIDADE





prefeitura de venha ver abrilhanta a cidade com enfeites natalinos


A cidade venha ver esta magnifica a menos de um mes do natal a prefeitura de venha na administração de expedito salviano envestiu pesado em decoração prova disso eo belissimo cenario de luzez e cores natalinas que abrilhante os olhos de cada cidadão venhaveense veja as fotos:

vaga para diretoria do colegio joão soares de souza

Esta acontecendo hoje 21 de novenbro de 2009 na cidade de venha ver no colégio joão soares de souza,eleicões para diretoria do colegio,os pricipais oponentes são o professor ericson e a atual diretora da escola e tanbem vereadora edilza,desejo sorte aos candidatos

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Assessoria Tecnica do Consec fala em artigo,como foi a capacitação em Apodi


* Graça Silva, assessora técnica do Consec/RNO CONSEC parabeniza o município de Apodi, através da prefeitura municipal, via Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, pela iniciativa da realização do I Encontro de Formação para conselheiros de Diretos e Tutelares da micro-região.A participação dos municípios chegou a quase 100%, o que lamentavelmente não se pode constatar com relação aos participantes, conselheiros de direitos e tutelares dos municípios convidados, para os quais o evento foi desenvolvido, apesar de todo esforço do CMDCA do município de Apodi, em especial pela completa estrutura ofertada.Fizeram-se presentes no encontro os municípios de Itaú, Rodolfo Fernandes, Caraubas, Severiano Melo, além da participação especial da cidade de Venha Ver. Pena os demais municípios não terem a mesma visão do que seja Prioridade Absoluta com relação a criança e adolescente. É necessário que fique bem claro que a valorização da criança e do adolescente no município passa pela necessidade de bem e adequadamente formar os que atuam direta ou indiretamente com eles e por eles.Mais uma vez constatamos o descaso dos municípios quanto à participação dos conselheiros de direitos num encontro de formação, atitude agravada quando observado que em sua maioria são novos nessa função e com enormes dificuldades de saberem suas verdadeiras atribuições, de sua importância na luta pelo exercício da cidadania e do seu papel perante a comunidade. Sem ciência de que sem a atuação plena do Conselho de Direito o Conselho Tutelar jamais poderá realizar um trabalho a contento, somente um município enviou representantes do CMDCA, sendo os demais participantes conselheiros tutelares. O CMDCA tem um papel de suma importância no município por ser o órgão responsável pela política de atendimento e pelas decisões a nível municipal dentro do Sistema de Garantia de Direitos.Aproveito o momento, porém, para agradecer com satisfação a presença dos mais de 30 participantes pelo esforço que fizeram pra estar presente e aproveitar a oportunidade que lhe foi dada para aumentar seus conhecimentos quanto ao seu papel de conselheiros de direto e ou tutelares. Esse agentes foram responsáveis pelo sucesso da iniciativa.
fonte: CONSEC RN

sábado, 21 de novembro de 2009

internaultas elegem o conselho tutelar atual como melhor.

durante o mês em que a enquete ficou ao ar perguntando qual melhor conselho tutelar o atual ou o passado com 100% dos votos os internaultas elegeram o atual.obgrigado amigo pelo carinho

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dia do Conselheiro Tutelar


amanhã dia 18 de novenbro se comemora o dia do Conselheiro Tutelar, um importante papel é desempenhado por nós, tem que ter muita luz, inspiração e coragem. Vamos continuar zelando pelos direitos de nossas crianças. Parabéns a todos os Conselheiros do Brasil, em especial os de nossa cidade:Antônio Rufino,Antônia Fernandes,Damião Queiroz,Damiana Alves,Mônica Maria.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Encontro regional reúne conselheiros tutelares em Apodi



MÉDIO OESTE – Os conselheiros tutelares dos municípios de Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Venha Ver participaram do 1º Encontro regionalizado dos Conselheiros Tutelares, na Casa da Cultura Popular Escritor Walter de Brito Guerra em Apodi.Durante o evento, os conselheiros relataram dificuldades como falta de infra-estrutura, salário e veículos que termina prejudicando o bom andamento do trabalho em suas respectivas cidades.
O I Encontro Regional de Formação de Conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares teve inicio ontem e será encerrado nessa sexta-feira. O encontro foi promovido pela Prefeitura do Apodi, via Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Consec/RN, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apodi (Condica).A prefeita da cidade, professora, Goreti da Silveira Pinto (PMDB) fez a abertura do evento e garantiu que em seu governo a criança e o adolescente recebem atenção especial e tratamento digno através dos vários programas sociais que a municipalidade mantem tanto na cidade como nas comunidades rurais.
Através dos Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apodi (Condica) e Conselho Tutelar, varias Campanhas educacionais com palestras nas escolas estão sendo realizadas para alertar o público infanto-juvenil dos perigos de entrar no mundo das drogas. "Quando encontramos casos de alto risco fazemos o encaminhamento da criança para programas sociais como o AABB Comunidade", comentou a presidente do Condica, Patrícia Lorena que pede um envolvimento maior das famílias no combate ao uso de drogas por crianças e cobra do poder público melhorias na estrutura para trabalhar na recuperação das crianças.
O encontro ainda contou com a presença da Secretaria de Educação, Mara Marlizete Marinho Duarte, articulador do Selo Unicef, Marcilio Reginaldo, secretario de Urbanismo, Elton Ferreira de Souza, Chefe de Gabinete, Klinger Pinto, presidente do Conselho Tutelar de Apodi, Maria das Dores Torres, representante do CONSEC-RN, Maria Graças Silva, Genilda Araujo do S.O.S Criança, dentre varias outras autoridades do município e região do Médio Oeste Potiguar.
Na programa aconteceu varias atividades relacionadas ao fortalecimento dos Conselhos Tutelares, apresentações culturais, execução do Hino de Apodi e a Palestra: Historia da política de Atendimento no Brasil, ministrada por Genilda Araujo do S.O.S Criança.Fonte: Ascom Pref/Apodi

sábado, 14 de novembro de 2009

Vamos usar Armas?


Deputado federal quer porte de arma para conselheiros tutelaresAgosto 29, 2009 at 8:11 pm In Brasil, Leis Leave a Comment Um projeto de lei de autoria do deputado federal Márcio França (PSB) propõe que os conselheiros tutelares do todo o País tenham o direito de portar arma de fogo no exercício das suas atividades profissionais.O parlamentar considera a medida polêmica, mas acredita que dará mais condições de segurança para a categoria. “Nem todo mundo sabe que os conselheiros, além da função social, praticam atividades juridiscionais, ou seja, precisam aplicar medidas de proteção específica da criança e do adolescente, e isso inclui os riscos de ter que ir a lugares perigosos, receber ameaças ou mesmo agressões físicas”, comentou França.A matéria precisa de parecer do relator, o deputado Raul Jungmann (PPS/PE), na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. “O projeto, que é uma proposição conclusiva, deverá ainda ser apreciado por outras comissões, como a de Constituição e Justiça. Porém, não terá necessidade de ir a plenário para votação”, explicou.França disse que criou o PL com base em solicitações da própria categoria. “Os conselheiros são pessoas escolhidas democraticamente, por meio de eleição, e têm várias atribuições legais. São verdadeiros soldados, assim como oficiais de justiça, que executam até prisões, se isso for necessário”.França argumentou ainda que, para tirar o porte efetivamente, o conselheiro terá que passar por curso específico e capacitação, como exige a Lei 10.826, de 22/12/2003, que disciplina as questões de registro, posse e comercialização de armas de fogo, conforme a atividade profissional do cidadão.Fonte: A Tribuna

Encontro regional reúne conselheiros tutelares em Apodi


13/11/2009Os conselheiros tutelares dos municípios de Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Venha Ver participaram do 1º Encontro regionalizado dos Conselheiros Tutelares, na Casa da Cultura Popular Escritor Walter de Brito Guerra em Apodi.Durante o evento, os conselheiros relataram dificuldades como falta de infra-estrutura, salário e veículos que termina prejudicando o bom andamento do trabalho em suas respectivas cidades.O I Encontro Regional de Formação de Conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares teve inicio ontem e será encerrado nessa sexta-feira. O encontro foi promovido pela Prefeitura do Apodi, via Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente ? Consec/RN, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apodi (Condica).A prefeita da cidade, professora, Goreti da Silveira Pinto (PMDB) fez a abertura do evento e garantiu que em seu governo a criança e o adolescente recebem atenção especial e tratamento digno através dos vários programas sociais que a municipalidade mantem tanto na cidade como nas comunidades rurais.Através dos Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apodi (Condica) e Conselho Tutelar, varias Campanhas educacionais com palestras nas escolas estão sendo realizadas para alertar o público infanto-juvenil dos perigos de entrar no mundo das drogas. "Quando encontramos casos de alto risco fazemos o encaminhamento da criança para programas sociais como o AABB Comunidade", comentou a presidente do Condica, Patrícia Lorena que pede um envolvimento maior das famílias no combate ao uso de drogas por crianças e cobra do poder público melhorias na estrutura para trabalhar na recuperação das crianças. O encontro ainda contou com a presença da Secretaria de Educação, Mara Marlizete Marinho Duarte, articulador do Selo Unicef, Marcilio Reginaldo, secretario de Urbanismo, Elton Ferreira de Souza, Chefe de Gabinete, Klinger Pinto, presidente do Conselho Tutelar de Apodi, Maria das Dores Torres, representante do CONSEC-RN, Maria Graças Silva, Genilda Araujo do S.O.S Criança, dentre varias outras autoridades do município e região do Médio Oeste Potiguar. Na programa aconteceu varias atividades relacionadas ao fortalecimento dos Conselhos Tutelares, apresentações culturais, execução do Hino de Apodi e a Palestra: Historia da política de Atendimento no Brasil, ministrada por Genilda Araujo do S.O.S Criança.

fonte:natalpress.com

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Maisa, SBT e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança


O fato de Maisa chorar duas vezes no ar, no SBT, em dois domingos seguidos, chamou a atenção de membros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de SP. As fitas do “Programa Silvio Santos” serão analisadas. Se for considerado que ela passou por situações constrangedoras e violência psicológica, será feita denúncia ao Ministério Público Federal.

O que são os Conselhos Tutelares?

Os Conselhos Tutelares, previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990), são criados por lei para garantir que, nos municípios, a política de atendimento à população infanto-juvenil vai ser cumprida. Estes órgãos devem ser procurados pela população em caso de suspeita ou denúncia de violação dos direitos de crianças e adolescentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.Quando comprovada a denúncia, cabe ao conselheiro tutelar acionar os demais atores da rede de proteção à infância e adolescência, como as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente e os Centros de Defesa da Criança e do Adolescente, e as instâncias do Poder Judiciário, como o Ministério Público e os Juizados da Infância e Juventude.Além de atender a denúncias, o conselheiro tutelar também deve estar atento à realidade de sua comunidade, atuando na prevenção de situações que ponham em risco os direitos de meninos e meninas. Por exemplo, quando faltam vagas na rede pública municipal de ensino, o conselheiro tutelar pode intervir junto à Secretaria Municipal de Educação, para que sejam tomadas as providências necessárias para a inserção das crianças que estão fora da sala de aula. Da mesma forma, se a cidade não possui estruturas públicas destinadas ao lazer e à diversão de crianças e adolescentes, como parques, praças e quadras de esportes, os conselheiros tutelares podem acionar as instâncias responsáveis e exigir que sejam construídos espaços que atendam a essa necessidade da população.Os conselheiros tutelares são escolhidos pela própria comunidade em processo eleitoral conduzido pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. Para concorrer ao cargo, é necessário que o cidadão atenda a três requisitos estabelecidos pelo Estatuto: ter reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos e residir no município.Dada a relevância dos Conselhos Tutelares na defesa dos direitos infanto-juvenis, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), órgão responsável pela deliberação das políticas nacionais de atenção à infância e adolescência, recomenda que nas grandes cidades do país sejam criados um órgão para cada 200 mil habitantes, de forma a que se garantam também nos municípios mais populosos o atendimento às necessidades da população infanto-juvenil.É fundamental que a sociedade conheça o funcionamento dos Conselhos Tutelares e saiba que são órgãos que estão à disposição da população para serem acionados sempre que alguma violação de direitos for cometida. Sofrer alguma agressão física ou moral, ser vítima de abuso ou exploração sexual, ser submetido ao trabalho infantil, estar fora da escola por falta de vagas ou ainda não ter acesso à rede básica de saúde, são alguns exemplos de violações de direitos infanto-juvenis que devem ser levadas ao conhecimento dos conselheiros tutelares de sua cidade. Vale destacar que as denúncias podem ser feitas pessoalmente, por escrito ou mesmo por telefone, não sendo necessário que a pessoa se identifique.Conheça o Conselho Tutelar de sua cidade!Se a sua cidade ainda não possui um Conselho Tutelar, procure o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que é a instância responsável pela deliberação das políticas públicas para a infância e a adolescência, e informe-se sobre o processo de criação e implementação desse importante órgão.Fonte: http://www.direitosdacrianca.org.br

Conselho Tutelar é convidado para participar do encontro de Formação de Conselheiros Tutelares do Polo de Mossoro/RN


O Encontro Acontecerá nos dias 20,21,22 na Cidade de Serra do Mel a 251 km da capital natal,

o evento contará com os conselheiros do polo de mossoró inteiro,cada cidade participante deverá contribuir com uma taxa de 20,00 reais por conselheiros,levar a xerox da lei que regulamenta o Conselho Tutelar e levar a bandeira da cidade.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Polêmica: Justiça ameaça tirar criança da novela “Viver a Vida”, da Globo


Em nota à imprensa, a assessoria do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro diz ter enviado uma notificação recomendatória a Manoel Carlos, autor da novela Viver a Vida, da Globo. Isso porque, na trama, a atriz Klara Castanho, de oito anos, interpreta uma vilã, filha de Dora (Giovanna Antonelli).
O órgão pede a adequação do perfil – considerado impróprio para uma criança – da personagem, do contrário pode obrigar a emissora a tirar a menina da trama.
Para as procuradoras do Trabalho, Maria Vitória Sussekind Rocha e Danielle Cramer, o trabalho infantil artístico deve ser comedido, observando não só os aspectos legais, mas principalmente eventuais reflexos que determinado personagem pode provocar no desenvolvimento da criança.
“Nem todas as manifestações artísticas são passíveis de ser exercidas por crianças e adolescentes. No caso em questão, uma criança de oito anos não tem discernimento e formação biopsicosocial para separar o que é realidade daquilo que é ficção. Isso sem contar com as eventuais manifestações de hostilidade que ela pode vir a sofrer por parte do público e não compreendê-las”, avaliam as procuradoras.
O MPT recomenda ao autor que, na elaboração dos seus personagens menores de 18 anos, observe pressupostos de constituição válida e regular da relação excepcional de trabalho artístico, sob pena de as manifestações serem consideradas proibidas. Segundo as procuradoras, é preciso que haja harmonização entre o trabalho infantil artístico e a fixação de parâmetros de proteção para o exercício das atividades.
Caso haja o descumprimento da recomendação de mudar o perfil da personagem, serão tomadas medidas judiciais destinadas à adequação da personagem ou até mesmo seu afastamento da trama.
Procurada pelo site O Fuxico, a assessoria da TV Globo disse que até o momento nem a emissora ou Manoel Carlos recebeu qualquer notificação.

Aquecimento global deve afetar 175 milhões de crianças por ano


No relatório Feeling the heat child survival in a changing climate (Sentindo o calor a sobrevivência das crianças nas mudanças climáticas), lançado em Barcelona, a organização não governamental Save the Children alerta que, na próxima década, 175 milhões de meninos e meninas serão afetados, a cada ano, por desastres naturais, como inundações, ciclones e secas. As estatísticas do informe são baseadas em dados oficiais do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), além de pesquisas do Banco Mundial e de universidades ao redor do planeta. Combinados com um incremento da desnutrição e de enfermidades como a diarreia e as doenças tropicais, os fenômenos naturais deverão aumentar as taxas de mortalidade infantil. Todos os anos, aproximadamente 9 milhões de crianças morrem antes de completar cinco anos. 98% desses óbitos ocorrem em países pobres e em desenvolvimento, que concentram as mais altas taxas de mortalidade infantil.
A estimativa é que os casos de diarreia, que matam 1 milhão de crianças por ano, aumentem 10% em 2020. Já as mortes por desnutrição passam de 3,2 milhões para 25 milhões, em 2050. As crianças das comunidades mais pobres serão as mais afetadas, à medida que as mudanças climáticas reduzem o acesso à água e ao solo cultivável. O vice-presidente da Save the Children nos Estados Unidos, Rudy Von Bernuth, defende um financiamento específico para a infância por parte das nações desenvolvidas para mitigar os danos causados a milhares de meninos e meninas. Para ele, dar suporte a essas crianças não é um ato de caridade. Aqueles que causaram a mudança climática têm a responsabilidade de assistir aqueles que estão sofrendo por isso.
Correio Brasiliense (DF) – 08/11/2009

Prazo para os municípios se inscreverem para o Selo Unicef ja terminou


O Municipio de Venha Ver participará pela primeira vez do Selo Unicef, O prefeito Expedito Salviano disse que não economizará esforços para que a cidade tenha exito e conquiste o selo este ano."Estamos cumprindo todas as etapas para que a cidade conquiste o Selo Unicef" Disse o Prefeito.A Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) lembra aos municípios que ainda não se inscreveram para o Selo Unicef que o prazo se encerra na próxima sexta-feira (30).O Selo representa a participação de vários setores da sociedade, em colaboração com a equipe municipal, na busca pela garantia dos direitos da criança e do adolescente.Das 167 cidades potiguares, até ontem(27) foram inscritos 110 municípios.“Esperamos que até sexta-feira os 57 municípios restantes façam a adesão ao projeto que representa um avanço na política direcionada a criação de oportunidades para jovens e crianças”, disse o titular da Sethas, Fabian Saraiva

Brasil fecha acordo para o fim do trabalho infantil





Pelos projetos assinados ontem (26), os governos do Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai e Timor Leste com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) se comprometeram a erradicar o trabalho infantil até 2020. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) vai repassar US$ 2 milhões, por cerca de dois anos, para que os cinco países executem os projetos que propõem estratégias conjuntas para acabar com a exploração do trabalho de crianças e adolescentes. Também serão criados os serviços de denúncia por telefone como já existe no Brasil e ampliadas as campanhas de sensibilização da população.
De acordo com a OIT, não há números precisos sobre o trabalho infantil na Bolívia, no Equador, Paraguai e Timor Leste. Mas uma das metas dos projetos é também de realizar um levantamento criterioso sobre essas atividades, identificando as regiões e a concentração por setor afetado. A diretora do Programa Internacional para Erradicação do Trabalho Infantil, Michel Jankanish, elogiou o desempenho do Brasil no combate ao trabalho infantil. Os programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), são apontados pela OIT como modelos. Dados recentes indicam que há cerca de 4,3 milhões de crianças e adolescentes em atividades ilegais no território brasileiro, mas com tendência à redução.
A matéria foi publicada nos principais jornais do país – 27/10/2009

O CONSELHO TUTELAR TUTELAR DE VENHA VER JUNTAMENTE COM A PM FARÁ REUNIÃO COM DONOS DE BARES ,LAN HAUSE E CASAS DE JOGOS


O Conselho Tutelar de Venha Ver,juntamente com a Direção da Policia Militar uma reunião com donos de Bares Lan Hause e Casas de jogos, no dia dia 20 de Novenbro de 2009 as 3 da tarde no pàtio da Emater ,para explicar a portaria baixada em 2007 pelo Ex juiz da comarca Dr .Ewerton Amaral

Desde de ja o CT e a PM conta com a pesenç de todos.

conselho tutelar de venha ver fará capacitação na cidade de apodi rn


O Conselho Tutelar da Cidade de Venha Ver,Representado pelos 5 menbros Antõnio Rufino,Antônia Fernandes,Damião Queiroz,Damiana Alves, e Mõnica Maria,fará capacitação neste dia 12 e 13 de novenbro(Quinta e Sexta) na cidade de Apodi/RN ,na capacitacão estarão presentes os conselheiros das Cidades de Caraùbas, Felipe Guerra,entre outras da Região Alto Oeste potiguar.

Governo federal vai cobrar de prefeituras recursos para Conselhos Tutelares


Mariana OliveiraConselho é responsável por garantir direitos de crianças e adolescentes.Resolução que exigirá cessão de infra-estrutura será editada neste ano.O governo federal vai adotar medidas ainda neste ano para que as prefeituras assumam a obrigação de dar condições de trabalho para os Conselhos Tutelares, informou a subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Presidência da República, Carmem Oliveira.O papel das prefeituras em relação aos conselhos tutelares está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselhos tutelares são os responsáveis nos municípios por garantir os direitos de crianças e adolescentes, denunciando maus tratos, por exemplo, ou assegurando vagas em creches, entre outras atribuições.De acordo com a subsecretária, uma resolução a ser editada ainda neste ano vai prever punição às prefeituras que se omitirem. No começo do ano que vem, afirmou, será enviado ao Congresso um projeto de lei que unificará as regras de funcionamento dos conselhos tutelares, diferentes de acordo com a região do país.Na avaliação do governo, a falta de estrutura dos conselhos tutelares prejudica a implantação de políticas públicas e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.O artigo 134 do ECA é genérico e diz que “constará da lei orçamentária municipal previsão dos recursos necessários ao funcionamento do Conselho Tutelar”.A nova resolução vai determinar quais são esse recursos, que passarão a ser exigidos das prefeituras. Também vai prever que as prefeituras sejam acionadas na Justiça caso não cumpram.A minuta da resolução, que foi parcialmente votada no começo deste mês e cuja votação será concluída no próximo mês, está disponível para consulta pública. É possível enviar contribuições pelo e-mail conanda@sedh.gov.br até o dia 12 de novembro.Caso realNa cidade de Rolim de Moura, em Rondônia, a falta de estrutura é um problema real, segundo a conselheira Rose Mara Nascimento.“Aqui na nossa cidade é bem o retrato do Brasil. Embora a lei diga que o município tem a obrigação de manter o conselho, isso é coisa que mal acontece. Nossa sala é de madeira, nosso computador não pega nem pen drive. Se precisa atender alguém, não tem privacidade. E são casos delicados, de estupro, maus tratos. A pessoa não fica à vontade de falar porque [a parede] é de madeira e se ouve tudo do outro lado”, conta Rose Mara.Para ela, muitos municípios não dão estrutura para os conselhos porque “bate de frente” com a administração. “A gente vai garantir direitos, representar saúde. Vira aquela briga. Só que eles mantêm na medida do possível, só para não deixar de existir.”Rose Mara diz, porém, que, após uma “briga”, o Conselho Tutelar na cidade vai ganhar uma sede que ainda começará a ser construída. “A gente luta bastante aqui. Mas a falta de estrutura é problema em várias cidades. A gente participa de encontro com conselheiros de todo país, e a reclamação é a mesma.”Reclamação frequenteA subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Carmem Oliveira, que faz parte do Conanda, afirma que as reclamações são frequentes.“A situação dos conselhos tutelares nos municípios é dramática. A estrutura de trabalho não favorece. Está posto no estatuto (ECA) que o conselho deve ser mantido pela prefeitura e o gestor faz a leitura de que se disponibilizar uma sala está bom.”Carmem afirma que há casos de conselhos que não têm carro para fazer visitas às famílias. “Quando se consegue carro, vem uma viatura da polícia, o que confunde [a ação do conselho tutelar] com uma intervenção policial.”A subsecretária diz ainda que a resolução traz mudanças mais simples, que não implicam grandes gastos. “O conselheiro tutelar vai poder dizer: ‘Eu preciso de um carro porque isso está na resolução do Conanda’.”Para mudar questões mais complexas, como o sistema de eleição dos conselheiros e estabelecimento de um piso salarial, o governo enviará, segundo Carmem, um projeto de lei ao Congresso Nacional no início de 2010.“Cada cidade faz eleição em uma época e assim fica difícil pensar em uma capacitação em nível nacional. Um conselho entra num mês, outro no outro [mês]. A ideia é termos uma data nacional e que o processo seja regulado pela Justiça Eleitoral.”ECA é ‘avançado’, mas falta de estrutura obstrui aplicação, dizem especialistasEstatuto da Criança e do Adolescente completou 19 anos em 2009.Para especialistas, falta de ações governamentais prejudica.Dezenove anos depois de a lei entrar em vigor, a falta de políticas públicas ainda é o principal entrave para a aplicação adequada do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na avaliação de especialistas na legislação.Para o pedagogo Antonio Carlos Gomes da Costa, que atuou na equipe responsável pela criação do ECA como representante da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o estatuto ainda é uma legislação avançada e as políticas públicas devem melhorar para que o texto seja cumprido.“Há um consenso de que a legislação (o ECA) é avançada porque traz para o interior do panororama legal brasileiro o que existe de melhor nas normas internacionais. Mas tem um dissenso. De que é uma lei que o Brasil não tem condições de cumprir. Alguns acham que é preferível ter uma lei exequível, que possa ser cumprida. Mas tem outro lado que acha que lei é realidade, e o estatuto é a lei. E sabe que há uma diferença entre a lei e a realidade, ninguém nega. Uma parte acha que precisamos piorar a lei para ficar mais próxima. A outra facção, à qual me filio, acha que a realidade é que tem que melhorar.”Sancionado em 13 de julho de 1990, o ECA é a regulamentação dos artigos 227 e 228 da Constituição que estabelece como “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária” – clique aqui para ler o ECA.Na avaliação do pedagogo Antonio Carlos Gomes da Costa, a devida aplicação do ECA é uma das principais formas de levar o Brasil “para o primeiro mundo”.“O Brasil está muito longe de ser um país de primeiro mundo no direito das crianças e do adolescente. (…) Mas o ECA vai ter que seguir um caminho. Todas as coisas que deram certo no Brasil foram construídas em décadas. Se o Brasil conseguir tornar viável a vida de uma geração de crianças e adolescentes, vai para o primeiro mundo e nunca mais sai de lá.”Costa afirma que mudanças podem ser boas para o ECA, mas critica projetos em andamento no Congresso que reduzem a maioridade penal ou a idade para o início do trabalho – atualmente fixado em 14 anos para aprendizes ou 16 anos para todos os casos.“Existem bom projetos, sobre as medidas socioeducativas, o ECA precisa ser complementado nisso e é bom. Mas precisa separar o joio do trigo.”Especialistas no ECAOutros dois especialistas que atuam com o ECA ouvidos pelo G1 afirmaram que o estatuto é uma legislação avançada e criticaram a falta de “estrutura” e de políticas públicas para a garantia dos direitos das crianças.A procuradora do trabalho e responsável pela Coordenadoria de Infância do Ministério Público do Trabalho (MPT), Mariane Josviak, afirma que o ECA foi um “avanço”. Mas diz que um dos pontos importantes e que não consegue cumprir o determinado no ECA é o que trata das medidas socioeducativas.“Precisaria ter uma política nacional que tratasse do assunto para que esses menores tivessem acesso à educação. Para que não fique preso como os adultos, que é o que acaba acontecendo.”O juiz Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, integrante da Coordenadoria da Infância do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), classifica o ECA como uma legislação “extremamente moderna”. “Uma legislação que tenta colocar o princípio da educação integral, cuidando da criança e do adolescente de diversas maneiras. Não basta comida e escola.”Para o magistrado, no entanto, o Estado “não tem cumprido suas obrigações para dar a prioridade que a criança precisa”.“Continua faltando escola, creche, atendimento especializado. É uma legislação atual, que satisfaz de forma plena os operadores do direito. Mas ainda falta a implementação de políticas públicas. Falta moradia, emprego para os pais, saúde para família. O Judiciário também não se equipou para priorizar os processos da criança e do adolescente.”Carvalho avalia que o Judiciário deveria ter mais varas da infância e da juventude. “Além disso o corpo técnico de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos é reduzido. Existem estudos dentro do Judiciário para ampliar, mas geralmente os orçamentos não comportam.”O governo federal, no entanto, diz que as políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes existem, mas a aplicação cabe a cada prefeitura, segundo Carmem Oliveira, subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial dios Direitos Humanos da Presidência da República e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). “Faço a política, mas não tenho o serviço sob o meu encargo.”Carmem diz ainda que um dos principais pontos que prejudicam a fiscalização da aplicação das políticas nas cidades é a falta de estrutura dos conselhos tutelares – pela lei, a prefeitura é responsável por manter os conselhos.“A base do sistema de garantia são os conselhos. Se a pirâmide não tiver essa base, já fragiliza as políticas.”Criação do ECAO pedagogo Antonio Carlos Gomes da Costa, que participou da formatação do ECA, conta que a criação do estatuto foi um dos “melhores momentos da história brasileira”.“Na época da Constituinte, foi criada uma frente parlamentar para introduzir o direito da criança nas leis. Nós brasileiros sabíamos o que não queríamos porque o filme ‘Pixote – A lei do mais fraco’, deixou claro o que não queríamos mais.”O filme foi lançado em 1981 e se baseou no livro “A Infância dos Mortos”, de José Loureiro, que conta a história de um menino, abandonado pelos pais, que sobrevive em meio ao crime e às drogas.Costa lembra que o ECA foi uma regulamentação da Constituição. Mas para o direito da criança ser inserido na Constituição, foi necessária uma emenda constitucional de iniciativa popular. Um grupo formado por várias entidades, como a Unicef, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Sociedade Brasileira de Pediatria), o movimento em defesa dos meninos de rua, entre outros, participou da coleta de assinaturas.“Conseguimos mais de 30 mil assinaturas para uma emenda chamada ‘Criança Prioridade Nacional’ e mais de 2 milhões de assinaturas que não tinham valor legal, mas sim político, de crianças e adolescentes de programas e escolas públicas. E puseram esas assinaturas em carrinhos de supermercado e levaram no Congreso para Ulisses Guimarães (que presidiu a Assembleia Constituinte).”Consenso no CongressoEm seguida, segundo ele, começaram as discussões para aprovação do ECA, criou-se um grupo de redação do estatuto, formado por juristas e entidades, e o texto foi enviado para a Câmara dos Deputados e para o Senado, na intenção de agilizar a aprovação. O motivo para a pressa, conforme o educador, era uma conferência da ONU em 1990 que o Brasil participaria e precisaria, até lá, ter a legislação regulamentada.“Foi aprovado na Câmara e no Senado sem mudar uma vírgula. Havia muito consenso, muito apoio”, relembra. Costa conta que foi o filósofo Deodato Rivera, quem articulou as negociações com deputados e senadores para que o texto fosse aprovado por acordo de lideranças.“Se não acontecesse o acordo de lideranças, se fosse a plenário, talvez fosse modificado o texto ou até rejeitado. Acabou aprovado em 12 de julho e sancionado no dia 13.”Fonte: G1

Estatuto do Servidor Público é criado em Venha-Ver

A lei que cria o estatuto do servidor público do Venha-Ver foi divulgada hoje, dia 05, no Diário Oficial dos Municípios. Para os interessados quem queiram saber como será o estatuto basta acessar: Estatuto dos Servidores de Venha-Ver